´
Conheça nosso produtos

Tem sido cada vez mais comum as iniciativas que buscam preservar o meio ambiente nos mais variados setores. Na construção civil não é diferente. Há várias medidas que podem ser tomadas a fim de garantir uma obra que cause menor impacto na natureza. Iremos explorar algumas delas neste artigo. Vamos lá?

1. Uso de materiais sustentáveis

A utilização de materiais sustentáveis em obras na construção civil tem sido cada vez mais comum. Esses materiais, além de serem feitos de material reciclado ou de acordo com os princípios sustentáveis, oferecem uma gama de possibilidades pela sua facilidade de uso e incorporação nas obras.

Um exemplo desses materiais é o tijolo ecológico. Ele é produzido de entulho de obras e o processo de reciclagem desses resíduos resulta em uma material de qualidade e inovador, que pode ser usado em obras de todos os tipos.

2. Gerenciamento de resíduos na construção civil

Este é outro ponto muito importante para o meio ambiente: 54% dos resíduos sólidos são oriundos da construção civil, mas apenas 5% desses resíduos são reciclados. O gerenciamento de resíduos de forma adequada na construção civil é obrigatório, sendo assim, o responsável pela obra deve contratar uma empresa que colete o entulho e realize a sua destinação correta.

Além disso, há equipamentos que permitem que os entulhos sejam reciclados na própria obra, podendo ser utilizados em partes não estruturais do projeto.

3. Geração ou compra de créditos de carbono

Um crédito de carbono é equivalente a uma tonelada de carbono que deixou de ser lançada na atmosfera. Esse crédito pode ser gerado voluntariamente ou comprado.

construcao civil meio ambiente

Sua obra pode gerar créditos de carbono através do uso de materiais que respeitem o meio ambiente. Você também pode optar por comprar esses créditos para compensar a emissão dos excedentes da sua obra. Dessa forma, há uma compensação através do investimento em projetos que procuram equilibrar a emissão de gases nocivos à atmosfera, causadores do efeito estufa. Empresas que participam dessas ações têm sido cada vez mais bem vistas pelas pessoas.

4. Equipamentos que otimizem a obra

Uma outra alternativa para ser aliado do meio ambiente na construção civil, é através da utilização de equipamentos que otimizem a obra, reduzindo o seu tempo total de construção e  o descarte de resíduos sólidos e gasosos no planeta.

O elevador cremalheira, por exemplo, é um equipamento ágil e multiuso, que serve para o transporte de cargas e pessoas entre os andares de uma obra. Ele facilita a conexão e a comunicação entre os pisos, além de oferecer muito mais segurança para todos os trabalhadores envolvidos.

Veja também: NR18 e 35 e os equipamentos de proteção periférica para trabalhos em altura.

Além disso, com a utilização de tais equipamentos, você promove um melhor bem-estar na obra e na vida dos trabalhadores, que poderão contar com produtos de qualidade que agilizem seu trabalho e que garanta a sua segurança.

Precisando de equipamentos para a construção civil, conte com a C3!

A C3 Equipamentos oferece os melhores equipamentos para construção civil. A otimização conquistada na obra através das suas variadas utilizações é um diferencial competitivo, proporcionando mais velocidade nas suas entregas, além de toda a segurança proporcionada aos trabalhadores. Confira o nosso site e conheça nossos equipamentos!

Conheça nosso produtos

Olá! Clique abaixo e converse conosco pelo WhatsApp.

Fale conosco pelo WhatsApp