´
solicite um orçamento

As estruturas metálicas podem ser um bom negócio para algumas construções, tendo em vista a sua praticidade de montagem e agilidade no processo. No entanto, há alguns pontos em que elas perdem para as estruturas tradicionais. Para você saber se realmente vale a pena a adoção de estruturas metálicas na sua obra, confira este artigo e conheça as vantagens e desvantagens desse método.

O que são as estruturas metálicas

As estruturas metálicas são amplamente usadas em uma série de obras, sejam elas grandes ou pequenas. Elas são um elemento estruturais e podem compor, tanto a obra inteira, quanto seções específicas. O material utilizado nessas estruturas é o aço, que é formado por uma mistura de ferro e carbono. Quanto mais carbono, mais resistência há no aço.

O que deve ser levado em conta

Ao elaborar o projeto arquitetônico e estrutural, há vários fatores que devem ser levados em conta quando assunto é estruturas metálicas e a combinação dessas estruturas com concreto armado, por exemplo. Deve-se ter atenção especial às capacidades de carga e até mesmo nos Planos de Prevenção Contra Incêndio (PPCI).

O planejamento orçamentário também é bastante importante para definir a qualidade do projeto. As visões de tempo e investimento devem estar bem clarificadas a fim de evitar imprevistos e possíveis falhas, tanto de prazos quanto até mesmo de estrutura.

As vantagens da estrutura metálica

Quem está pensando em construir com estruturas metálicas, deve saber das vantagens que elas oferecem e que o destaque fica por conta da versatilidade e economia em variados quesitos. Mas além disso, há outros pontos que as tornam uma boa alternativa ao concreto armado, são elas:

Economia de materiais, mão de obra e espaço: o processo de construção acaba ficando mais econômico e organizado. Menor quantidade de materiais é necessária.

Bom padrão de acabamento em menor tempo

A uniformidade presente nas estruturas metálicas é destaque principalmente para obras comerciais, que precisam de mais agilidade. O processo é realizado em menos tempo, mas com um resultado final.

Maior versatilidade

O aço é mais elástico do que o concreto. Isso permite projeções estruturais mais belas sem a necessidade de ajustes adicionais em outras áreas para suporte estrutural. Sem contar que a utilização de vãos livres maiores é permitida, otimizando os espaços.

Descarte de resíduos ecologicamente correto

As peças de aço são recicladas de maneira bem mais fácil e proveitosa do que os resíduos comuns de construção. Isto facilita tanto o descarte de quem opera a obra quanto o trabalho de quem recebe os materiais para reaproveitamento.

estruturas metalicas

As desvantagens da utilização de estruturas metálicas

É claro que escolher uma estrutura em relação à outra também tem as suas desvantagens e isso deve ser considerado. Para ajudar você a colocar os prós e contras na balança, trouxemo-as aqui:

Vulnerabilidade em algumas ocasiões

As estruturas metálicas podem ser um pouco mais vulneráveis quando comparadas às de concreto armado, no quesito de resistência ao fogo, vento e corrosão. Para evitar esses problemas, os cuidados preventivos e de planos de emergência devem sempre estar em dia.

Possíveis instabilidades e ruídos

As estruturas metálicas são mais flexíveis e sofrem mais com os efeitos de dilatação térmica. Portanto, elas costumam vibrar mais à impactos e os estalos decorrentes de ambos esses fatores podem ser ouvidos pelos usuários da edificação.

Falhas na execução e desconfiança

A mão de obra para a construção de estruturas metálicas deve ser altamente especializada. Em virtude disso, falhas podem ocorrer com certos prestadores de serviço, podendo gerar danos estruturais. Há também um pouco de incredulidade no país ainda sobre essas estruturas para certos tipo de construções, o que gera um pouco de desconfiança.

Agora que você já sabe das principais vantagens e desvantagens das estruturas metálicas, deve avaliar todos os aspectos de acordo com o seu projeto de obras. Desse modo, será possível executar um empreendimento que utilize o melhor de cada modalidade construtiva, garantindo um resultado final de melhor qualidade.

Conte com a C3!

E tanto para obras que contenham estruturas metálicas ou concreto armado, a C3 Equipamentos oferece os melhores produtos que vão agilizar ainda mais a sua obra. Elevadores, gruas, balancim e equipamentos de apoio estrutural e de proteção periférica são alguns dos produtos do nosso portfólio. Confira o nosso site e comece a agilizar a sua obra agora!

solicite um orçamento

Olá! Clique abaixo e converse conosco pelo WhatsApp.

Fale conosco pelo WhatsApp