Olá! Clique abaixo e converse conosco pelo WhatsApp

Cálculo de escoramento de laje: o que é preciso saber

22/08/2024

Cálculo de escoramento de laje: o que é preciso saber

Cálculo de escoramento de laje: o que é preciso saber

O cálculo de escoramento de laje é um aspecto fundamental no planejamento e execução de projetos.

Por exemplo, os desmoronamentos de edifícios em fase de construção ainda ocorrem. No entanto, com um estudo sobre métodos de escoramento e o acompanhamento de um engenheiro civil, tais ocorrências podem ser completamente eliminadas.

Sendo assim, para garantir a segurança e a eficiência durante o projeto, as construtoras devem entender as técnicas envolvidas nesse processo. Desde a escolha dos materiais até a quantidade das escoras, cada detalhe tem um impacto na estabilidade da estrutura.

Por isso, vamos explorar os principais pontos que as construtoras precisam considerar sobre o escoramento da laje, conforme as recomendações das normas vigentes.

 

NBR 15696: como calcular a quantidade de escoras para lajes?

 

Por definição, o sistema provisório de escoramento precisa funcionar como uma base de apoio até que o concreto se torne sólido o suficiente para assumir esta função, conforme deixa claro a regulamentação.

Desse modo, a NBR 15696 norteia mestres de obras em relação à quantidade de escoras para laje. O cálculo envolve a avaliação da carga que a laje irá suportar, a altura e as propriedades dos materiais utilizados.

Para fazer o cálculo conforme a norma, é essencial considerar o espaçamento padrão de 1,30 metro para garantir a estabilidade da estrutura.

No entanto, essa medida não é fixa. Em casos de lajes mais altas, pode ser recomendado um espaçamento menor, de até 1 metro, para assegurar a resistência necessária.

 

Quais são as melhores práticas de escoramento?

 

Seguir as melhores práticas de escoramento tem o potencial de evitar acidentes, garantir a resistência da estrutura e otimizar o processo de construção.

Aqui estão algumas dicas práticas para potencializar o sucesso dos sistemas de escoras:

• Verificar se as escoras estão posicionadas no sentido contrário às vigas;
• A base deve ser resistente e reforçada com calços para não gerar instabilidade;
• Implementar sistemas de escoramento remanescentes em áreas mais vulneráveis;
• Posicionar as escoras antes da concretagem estrutural;
• Distribuir as escoras uniformemente para evitar sobrecargas localizadas;
• Para remoção das escoras, retirar primeiro as vigas do centro para as extremidades;
• A cura do concreto é feita ao molhar a superfície nos primeiros dias de concretagem;
• Respeitar o espaçamento padrão de 1,30 metro, mas reduzi-lo se for necessário.

Seguir as recomendações dos projetistas, que estarão em campo e acompanhando a evolução do projeto, é outro ponto importante.

No âmbito estrutural, apenas profissionais capacitados e autorizados devem ser encarregados de tomar as decisões.

 

Quando retirar o escoramento?

 

A NBR 15696 também estabelece 28 dias como o prazo para que os sistemas de escoramento sejam removidos com segurança.

Porém, a remoção precisa de acompanhamento de um engenheiro civil, que irá conduzir estudos sobre a condição da edificação, nivelamento e a presença de deformações no concreto.

 

Metal ou madeira: qual é a melhor solução para lajes?

 

O escoramento metálico é a opção mais segura e eficiente devido à sua durabilidade, resistência e conformidade com normas de segurança.

A facilidade e a rapidez durante a instalação e remoção das escoras são outros pontos positivos.

A madeira, embora ainda utilizada, apresenta riscos e limitações que tornam sua implementação menos confiável. Afinal, o material é vulnerável à umidade e pragas, como cupins e fungos, que podem causar sua rápida deterioração.

Além disso, o metal pode ser reutilizado em outros projetos e é muito mais resistente ao ambiente da obra, resistindo ao contato com água.

As escoras metálicas ainda são ajustáveis, possuem alta capacidade de carga e atendem às regulamentações de segurança.

 

Escoras com preço de fábrica: diferenciais da C3 Equipamentos

 

Para construtoras que buscam escoras para laje com qualidade e preço justo, a C3 é a escolha certa.

Nossos produtos, incluindo sistemas de escoramento, são submetidos por rigorosos testes de segurança e utilizamos programas computacionais para medir a resistência de cada peça.

Com atendimento às normas de segurança, a C3 Equipamentos torna o canteiro de obras um ambiente de trabalho seguro e produtivo.

Tudo isso com um ótimo custo-benefício e com preço de fábrica. É por isso que somos líder nacional no segmento de escoramento para lajes.

Voltar

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.

ENTENDI, FECHAR