O CLP de segurança em equipamentos de altura é um dispositivo basilar na construção civil e está presente, por exemplo, em elevadores de obra.
A capacidade de resistir a condições de risco garantem que o CLP permaneça operacional e confiável, mesmo em ambientes considerados complexos, como canteiros de obras.
Para trabalhos em altura, você vai saber neste conteúdo como as soluções da C3 Equipamentos utilizam este sistema.
O CLP (sigla para Controlador Lógico Programável) é um sistema eletrônico muito utilizado em equipamentos de construção civil.
Sua função é garantir a segurança dos operadores e demais trabalhadores. Assim, o CLP é responsável por monitorar diversas variáveis:
• Velocidade de deslocamento vertical;
• Carga em transporte;
• Posição do equipamento;
• Presença de materiais ou pessoas;
• Padrões de funcionamento.
Quando detectada alguma situação de risco, o CLP ativa automaticamente medidas de segurança. Entre elas, a parada emergencial, limite de velocidade, controle de sobrecarga e acionamento de alarmes.
Essas ações são essenciais para prevenir acidentes e garantir o cumprimento das normas de segurança do trabalho, em especial a NR 12.
O CLP possui capacidade de processamento, memória e programação. Todavia, é especialmente projetado para lidar com funções críticas de segurança.
O funcionamento, na prática, envolve a execução de um programa lógico previamente desenvolvido para monitorar as entradas de dados originados pelos botões de emergência e sensores de proximidade, peso e movimento.
Esses sensores são responsáveis por detectar situações de risco. Quando um sensor detecta um evento atípico, um sinal é enviado ao CLP, que imediatamente processa essa informação de acordo com o programa de segurança pré-configurado.
Se as condições de segurança não forem atendidas, o CLP envia um sinal de parada de emergência. Assim, ele pode ser comparado a um "cérebro" do sistema de segurança, tomando decisões em tempo real para evitar acidentes.
O relé de segurança e o CLP são componentes essenciais para a segurança de máquinas e equipamentos na construção civil. Mas quais são as diferenças entre eles? Entenda abaixo.
Relé de segurança | CLP de Segurança |
Dispositivo eletromecânico que atua de forma mais direta, respondendo a condições de risco, como paradas de emergência. É um dispositivo de segurança de baixa complexidade. |
Sistema eletrônico programável mais versátil, capaz de monitorar diversas variáveis e tomar decisões complexas de segurança de forma automatizada.
Oferece maior flexibilidade e capacidade de integração com outros sistemas de controle. O CLP é totalmente automatizado, sendo imune a falhas e erros humanos. |
A segurança na construção civil é aprimorada com a utilização do CLP de segurança, pois os equipamentos apresentam um nível superior de proteção. Esse sistema torna-se mais confiável e efetivo do que aqueles que ainda exigem intervenção dos operadores.
A NR 12, uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, define parâmetros inegociáveis de segurança e saúde em equipamentos. Portanto, também é aplicável à construção civil.
Dentro da NR 12, a Categoria 3 é uma classificação para dispositivos de segurança que desempenham funções de parada de emergência em casos de adversidades e riscos.
Esses dispositivos são instalados e configurados para oferecer proteção primária ao operador, mesmo em casos de falhas.
O CLP atende aos requisitos da Categoria 3 da NR12. Na prática, o sistema é programado para monitorar o comportamento dos equipamentos. Em uma situação de risco, o CLP interrompe o funcionamento do equipamento de prontidão.
Em elevadores utilizados em obras, como do tipo cremalheira da C3, o CLP é aplicado para monitorar as condições de funcionamento, como velocidade, posição, carga e situação dos dispositivos de segurança.
Quando uma situação de risco é detectada, o sistema interrompe imediatamente o funcionamento do elevador, por meio do acionamento de paradas de emergência e dispositivos de travamento.
Além disso, mesmo que um componente do elevador falhe, o sistema pode continuar operando de forma segura, evitando acidentes sérios.
A redundância e o monitoramento contínuo são essenciais para garantir a segurança dos usuários, principalmente no caso de trabalhos em altura.
A C3 Equipamentos vai além de cumprir sua missão como fornecedora de equipamentos para obras. Somos uma parceira comprometida com a segurança e o bem-estar dos trabalhadores que executam trabalhos em elevações.
Investimos em tecnologia de ponta, priorizando segurança, produtividade e performance. Os elevadores da C3, equipados com CLP de segurança, são exemplos disso. Assim, garantimos operações confiáveis e proteção em todas as etapas do trabalho em altura.
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.