Olá! Clique abaixo e converse conosco pelo WhatsApp

Como realizar o trabalho em altura com segurança na sua obra

24/02/2023

Como realizar o trabalho em altura com segurança na sua obra

Como realizar o trabalho em altura com segurança na sua obra

As chances de queda durante um trabalho em altura são reais. Essa atividade, inclusive, é considerada uma das mais perigosas do mundo, já que basta um simples descuido para transformar uma tarefa de rotina em lesões graves ou acidentes fatais.

É por isso que você deve estar preparado para proteger seus funcionários toda vez que eles forem expostos a algum risco de queda.

Mais do que respeitar as normas estabelecidas pela NR 35, que aborda os riscos de funções executadas em altura, é responsabilidade do empregador fornecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) necessários para o desempenho das atividades.

Leia também: Como realizar a movimentação de cargas de forma mais segura

Além disso, é dever do empregado fazer o uso correto desses materiais para garantir a própria segurança e a de todos os envolvidos na obra.

Todo tipo de trabalho que envolve risco para o trabalhador exige o uso de equipamentos básicos, como botas de segurança, luvas e capacete. No caso do trabalho em altura, os profissionais precisam redobrar os cuidados para evitar quedas que podem levar à morte.

Cenários comuns de lesões incluem quedas de escadas e através de superfícies com seções abertas ou muito frágeis para suportar o peso dos trabalhadores e/ou equipamentos.
 

Garanta a segurança da sua equipe durante o trabalho em altura


Qualquer tipo de atividade que ofereça risco de queda é considerado trabalho em altura: o uso de uma escada, a movimentação de cargas, o conserto de telhados e outras estruturas, a pintura predial e até mesmo uma doca de carga são bons exemplos.

Para evitar problemas durante a obra, você precisa planejar cada etapa da construção, avaliar os riscos, supervisionar as atividades e ainda exigir que toda a equipe faça uso dos equipamentos de segurança com consciência.

Leia mais: 5 fatores que impactam na produtividade da sua obra

Tarefas de alto risco exigem mais esforço quando se trata de planejamento. Para cada etapa, considere sempre adotar medidas que protejam todos os que estão em risco e não somente um setor específico.

Ou seja, opte por garantir a proteção coletiva durante todo o andamento do projeto de construção civil.
 

Melhores equipamentos para trabalho em altura


Mais do que oferecer os EPI’s para cada operário, você precisa garantir que a obra tenha equipamentos de alta qualidade, seguros e eficientes.

Você já deve saber que há muitos fatores envolvidos quando falamos sobre segurança contra quedas nos canteiros de obras.

Entre eles, a qualidade dos equipamentos utilizados para a realização de todas as etapas da construção é fundamental.

Para te ajudar a garantir mais segurança aos seus colaboradores, a C3 Equipamentos oferece as ferramentas ideais para o trabalho em altura.

Conheça alguns deles agora:

Guarda corpo - Equipamento de alta resistência e ótimo desempenho. Foi desenvolvido para oferecer segurança contra queda acidental no trabalho em altura, protegendo tanto os operários quanto os equipamentos.

Clique aqui e saiba mais sobre este equipamento.

Linha de vida - É um sistema que utiliza cabos de aço para que o trabalhador esteja firme e seguro em locais altos. Sua principal função é evitar quedas de pessoas e equipamentos.


Clique aqui e saiba mais sobre este equipamento.

Bandejas primárias e secundárias - Em construções de elevação, as normas regulamentadoras exigem que seja afixada uma bandeja por todo o perímetro da edificação. As bandejas primárias e secundárias compõem o sistema de proteção contra quedas.

Clique aqui e saiba mais sobre estes equipamentos.

 

O que fazer e o que não fazer no trabalho em altura


Faça…
➡ no solo o tanto de trabalho que for possível, optando por realizar na altura somente o que fizer sentido;
➡ com que os trabalhadores possam ir e voltar com segurança de onde trabalham;
➡ com que o equipamento utilizado seja adequado, estável e forte o suficiente para o trabalho e que tenha manutenção regularmente;
➡ com o máximo de cuidado todos os trabalhos que estejam perto de superfícies frágeis;
➡ com que todos os envolvidos na obra possuam proteção contra queda de objetos;
➡ com que os procedimentos de evacuação e resgate de emergência sejam parte do planejamento da obra e que ocorram com a máxima responsabilidade.

Não faça…
➡ escadas de sobrecarga e considere os equipamentos ou materiais que os trabalhadores estão carregando antes do trabalho em altura;
sobrealcance em escadas;
➡ apoios para uma escada em superfícies fracas, por exemplo, vidros ou calhas de plástico;
➡ o uso de escadas para tarefas pesadas, use-os apenas para trabalhos leves de curta duração;
➡ com que membros da sua equipe trabalhem sem o devido treinamento.

Saiba mais detalhes sobre a NR 35

A NR 35 dispõe especificamente sobre os requisitos mínimos que devem ser cumpridos para o trabalho em altura. Vale ressaltar que entende-se por trabalho em altura qualquer serviço que seja executado a mais de 2 metros acima do nível inferior.
 

Conte com a C3 para ter uma obra segura do início ao fim


Como você pode imaginar ou está familiarizado, trabalhos em altura sempre serão perigosos e vão exigir cuidados extremos.

Lembre-se de que os acidentes ocorridos na sua obra serão de sua responsabilidade. Ou seja, se algum funcionário se machucar, a culpa será de quem não planejou adequadamente os riscos daquele projeto.

Além dos danos, você pode ter que mexer no bolso para indenizar a pessoa ferida. Sem contar que sua empresa corre o risco de perder a licença para operar, ter a imagem da marca prejudicada e ainda sofrer consequências do mercado, que já é extremamente competitivo.

Portanto, seja proativo para se poupar desses problemas. Minimizar os riscos do canteiro de obras é a melhor forma.

Com a C3 Equipamentos você previne acidentes e garante uma obra muito mais segura!

Solicite um orçamento agora mesmo!

Voltar

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.

ENTENDI, FECHAR