Tornar a construção civil sustentável proporciona diversos benefícios para a construtora e, é claro, para o meio ambiente.
Com o grande acúmulo de resíduos, descarte de materiais e entulhos gerados durante a obra, a importância da sustentabilidade vem se tornando um assunto cada vez mais recorrente.
Isso se dá porque, além de impactar negativamente o ecossistema, a empresa responsável pela construção acaba tendo mais prejuízos com o acúmulo de materiais e os trabalhadores ficam à mercê de um ambiente desorganizado e até perigoso.
Você também pode se interessar: Maiores construtoras do Brasil: Como funciona o ranking da INTEC?
Sabendo disso, a seguir falaremos sobre a importância da construção civil sustentável e 4 dicas fundamentais!
Boa leitura!
Garantir o descarte correto de materiais e a reutilização de produtos é extremamente importante na construção civil. Através de ações como essas, é possível economizar, desde o início do projeto, até a reta final da execução.
Um ótimo exemplo é aderir produtos com materiais diferentes do tradicional, como a escora metálica ao invés da escora de madeira.
Outra forma de ter mais sustentabilidade na construção é realizar uma gestão de resíduos efetiva. Isto é, assim que a obra iniciar, o manejo dos materiais já deve ser planejado e levar o fim adequado.
Além do mais, aderir ao modelo de projeto sustentável contribui para a reputação da empresa, visto que promover ações positivas para o meio ambiente vem sendo uma atitude cada vez mais valorizada.
Fazer com que a construtora seja considerada um agente de responsabilidade ambiental não aumenta somente os negócios, como melhora o andamento da construção e garante mais agilidade.
Para ajudá-lo a projetar uma construção mais sustentável e vantajosa, separamos 4 dicas fundamentais.
Acomode-se, pegue papel, caneta, e anote as principais dicas de como garantir a sustentabilidade no canteiro de obras!
Manter a organização no canteiro de obras é essencial. Entretanto, quando falamos em resíduos e entulhos, ela se torna ainda mais importante.
Reciclar o que sobra e separar o que pode ser descartado contribui positivamente para o meio ambiente, além de evitar desperdícios e prejuízos.
Ações como lavar a calçada ou utilizar a água para fazer a mistura de insumos podem ser realizadas através do aproveitamento da água da chuva.
Assim, é possível reduzir gastos e, de quebra, ajudar o meio ambiente. Afinal, não podemos ficar gastando tanta água a toa, não é mesmo?
Tanto na hora de projetar uma edificação, quanto na hora de construí-la, utilizar a iluminação natural é uma boa dica para evitar gastos com luz artificial.
Procure planejar o local para que a luz do sol seja bem disposta, pois, assim, você estará ajudando também o ecossistema.
Por fim, nossa última dica para uma construção civil sustentável é aderir a energia renovável no canteiro de obras.
Essa opção tem como objetivo reduzir custos e diminuir os impactos causados pela crise energética vivida no país.
Leia também: Mercado da construção: Confira como está a situação do mercado
A sustentabilidade na construção civil é vista como um importante diferencial pelo setor, sendo uma forma de ajudar o meio ambiente e aumentar o nível das vendas.
Adotar essas práticas que citamos acima não só irá melhorar a organização dentro do canteiro de obras, como aumentará a reputação da sua empresa.
Se você quer garantir equipamentos sustentáveis na construção civil, não deixe de conferir a linha completa de produtos da C3 Equipamentos.
A C3 é líder em vendas de equipamentos para construção em todo o Brasil a 4 anos consecutivos.
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.