As construtechs foram desenvolvidas inicialmente para proporcionar soluções tecnológicas e escaláveis na construção civil.
No entanto, esse modelo de startup voltado para o setor de obras atingiu escalas muito maiores do que o previsto.
Além de aumentar a produtividade e melhorar o desempenho da obra, as construtechs têm apresentado ótimos resultados para o setor.
Leia também: 6 dicas para conquistar clientes na construção civil
Se você ainda não sabe o que são ou como funcionam as construtechs, não se preocupe! Vamos explicar tudo que você precisa saber agora.
Continue sua leitura!
Construtechs: o que são?
Construtechs são startups voltadas ao setor da construção civil que desenvolvem soluções tecnológicas para empresas da área.
Além do mais, essas startups são responsáveis por agilizar processos durante a obra e aumentar a produtividade, utilizando a tecnologia a seu favor.
As construtechs não atendem apenas construtoras, como também empreiteiras, incorporadoras e outros segmentos.
Como as construtechs funcionam?
Essas startups de construção civil oferecem soluções tecnológicas para empresas (sendo a maioria de grande porte), com o objetivo de facilitar e melhorar o desempenho da obra.
O processo é realizado a partir da implementação de um software que organiza a gestão do projeto.
Um exemplo de software elaborado por uma construtech é o Augin , que permite o acesso remoto de projetos em 3D através do computador ou smartphone, onde e quando quiser.
Isso acontece através do mecanismo de realidade aumentada, que faz com que os projetos sejam visualizados em proporções verdadeiras.
Entretanto, para que o software apresente bons resultados, é fundamental que os profissionais avaliem se a ferramenta é vantajosa e eficaz.
Caso contrário, os processos ficarão mais complexos e a instituição só terá prejuízos no futuro.
Como as construtechs ajudam o setor?
Além de fortalecer a gestão de processos nas empresas, as construtechs reduzem consideravelmente os custos de projetos e aumentam a produtividade na obra.
As startups também são agentes responsáveis por engajar os colaboradores e melhorar a eficiência empresarial.
Assim, com processos rápidos e tecnológicos, há menos erros e mais satisfação por parte da equipe de funcionários.
Importância das construtechs para a construção
Apesar das empresas estarem utilizando cada vez mais a tecnologia na construção civil, as construtechs estão bem à frente, proporcionando soluções inteligentes para problemas que antes eram inevitáveis.
Com a gestão otimizada de softwares e ferramentas tecnológicas, as previsões para os próximos anos no setor é bastante positiva.
Você também pode se interessar: Aplicativos de Construção Civil: Tudo que você precisa saber!
Conclusão
Com o surgimento de ferramentas que facilitam o planejamento da obra e auxílio das construtechs, empresas do setor terão resultados mais positivos e menos problemas relacionados à gestão de processos.
Do mesmo modo que a parte operacional é indispensável, utilizar equipamentos de qualidade na construção também irá contribuir para o sucesso do projeto.
Conheça a linha de produtos da C3 Equipamentos para construção e confira quais são as melhores opções para o seu negócio!
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.