Administrar um canteiro de obras na construção civil é compreender que a segurança do trabalho precisa ser parte da rotina.
Como um dos setores com maior índice de ocorrências, todo cuidado é pouco durante o gerenciamento da obra e dos funcionários responsáveis por ela.
Por outro lado, muitos destes acidentes poderiam ser evitados se as normas de segurança não fossem negligenciadas — e o uso correto de EPIs e EPCs fosse monitorado com maior frequência.
Para impedir que os seus operários se tornem uma estatística, listamos abaixo as principais ocorrências que configuram perigo no dia a dia da construção — e algumas ideias de como evita-las.
AS QUEDAS E A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO PERIFÉRICA
Obras que exigem o trabalho em altura representam um grave perigo à vida e integridade, já que tornam as pessoas suscetíveis a perder o equilíbrio ou tropeçar.
DICA: verifique a procedência e a qualidade dos Equipamentos de Proteção Periférica adquiridos pela sua empresa.
A C3, por exemplo, conta com uma linha contra quedas que inclui Guarda Corpo para Construção Civil, Bandeja de Proteção Primária e Bandeja Secundária a serem usadas na montagem de lajes, armação, concretagem e desforma.
SINALIZAÇÃO PRECÁRIA E DESORGANIZAÇÃO NO CANTEIRO DE OBRAS = AUMENTO DE RISCOS
Quem já esteve em um canteiro de obras sabe que este é um ambiente repleto de riscos em potencial. E a ausência de sinalização, ou até mesmo os problemas de organização, tornam tudo ainda mais arriscado.
DICA: sinalize os locais mais perigosos com avisos. Por ser uma área com concentração de ferramentas e equipamentos de risco, também vale orientar sobre o armazenamento, de modo que os operários não entrem em contato com estes itens por acidente e acabem lesionados.
MEDIDAS DE SEGURANÇA NO CANTEIRO DE OBRAS NA CONSTRUÇÃ CIVIL
A Norma Regulamentadora 18 ou NR18 estipula diretrizes para prestar suporte aos trabalhadores de construtoras e empreiteiras no canteiro de obras na construção civil. Uma destas orientações diz respeito ao Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT).
Por apresentar medidas sobre saúde e bem-estar, a PCMAT regula a prestação destes serviços seguindo uma serie de orientações de segurança.
As principais delas você conhece agora:
NA CONSTRUÇÃO CIVIL O BARATO SAI CARO
O cumprimento das normas de segurança do trabalho acarreta em investimentos feitos pelo empregador.
Acontece que muitas vezes, tais normas são burladas e desrespeitadas em prol da economia. O resultado é a exposição de funcionários a riscos que seriam reduzidos ou até erradicados caso a postura da empresa fosse outra.
Além de adquirir EPIs e EPCs; e providenciar a substituição dos equipamentos danificados ou desgastados, oferecer treinamentos e monitorar o andamento das obras reforça o cuidado e valoriza a vida.
Isso tudo sem falar que transformar o canteiro de obras em um local mais seguro também regulariza sua situação diante dos órgãos competentes e evita o atraso no cronograma da construção – algo bastante recorrente quando a fiscalização identifica problemas.
CONTE COM A AJUDA DE QUEM É LÍDER NO MERCADO
Segurança é tema serio e precisa ser a prioridade.
Por isso, ao pesquisar empresas que forneçam equipamentos para o seu canteiro de obras, nada melhor do que apostar na credibilidade e qualidade da C3 Equipamentos.
Confie em especialistas. Conheça o nosso catálogo de produtos e solicite um orçamento agora mesmo.
Conosco, você investe em segurança, cuida dos funcionários e ainda potencializa os trabalhos.
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.