Para que o projeto de uma edificação saia do papel, a ação de diversos profissionais se faz necessária. Cada um com sua importância e função a desempenhar durante as etapas da construção.
São tantas as tarefas que, para um leigo, pode ser difícil identificar a importância de cada um ao longo do desenvolvimento de uma obra. Pensando nisso, criamos este artigo para contar um pouco mais sobre a atuação do técnico de edificações e qual a sua contribuição na construção civil. Boa leitura!
O técnico de edificações pode ser visto como um profissional versátil que atende às demandas das mais variadas tarefas. Sua participação começa no projeto, se estende pelo canteiro de obras e só estará finalizada quando a edificação for concluída.
Seu papel é essencial em todas as etapas da construção, sendo o braço direito de engenheiros e arquitetos. É de sua responsabilidade analisar as normas, verificar se a construção está de acordo com os parâmetros legais, garantir que a equipe esteja executando de forma correta suas tarefas e acompanhar a evolução da obra como um todo.
Em uma analogia bem simples, o técnico de edificações pode ser visto como um gerente em uma loja, em que irá conferir o estoque, orientar as atividades dos funcionários, manter a loja organizada e se certificar de que tudo está em seu devido andamento. Desta forma, podemos concluir que este profissional é uma engrenagem fundamental para que o projeto saia do papel.
Para deixar mais clara a atuação dos técnicos de edificação, vamos listar suas atividades em cada cenário:
Na parte mais processual do trabalho, o técnico de edificações irá realizar tarefas como: elaboração de cronogramas, definição das equipes de trabalho, especificação dos materiais necessários, negociação e gestão, pedidos de orçamento e até desenho de projetos. Sua contribuição com projetos se dará, principalmente, por conta de sua atenção às normas técnicas. Alguns dos projetos assinados por este profissional são: hidrossanitários, elétricos, de gás, de estrutura metálica, concreto, entre outros.
Leia também: Entenda a importância do planejamento na construção civil
Na fase de execução o técnico de edificações se torna uma figura ainda mais relevante para o bom andamento da construção, pois ele irá aplicar normas técnicas de saúde, segurança, higiene e meio ambiente em toda a obra. Além disso, irá realizar testes de qualidade, como analisar a resistência do concreto.
Suas atividades também se estendem a dar o destino correto aos resíduos, receber e verificar a entrega dos materiais, encaminhar os insumos para o depósito ou o uso imediato e, ainda, coordenar as equipes para garantir o prazo da obra. Desta forma, a participação do técnico em edificações pode ser vista em todas as etapas da construção
Um técnico em edificações com tantas responsabilidades que afetam o rendimento e segurança de uma construção, certamente é uma figura vital para que o projeto se torne possível. Este profissional multifuncional possui uma noção completa sobre todos os processos da obra, desempenhando funções desde a gestão de pessoas, até o controle de materiais e análise técnica das normas.
Sem um técnico de edificações a obra poderia facilmente não acontecer, já que não teria a pessoa responsável por direcionar as equipes, garantir que os materiais necessários estejam disponíveis para a construção e que o andamento da obra seguisse de forma correta ao projeto proposto, cumprindo prazos e especificações legais em cada etapa.
Com isso, podemos concluir que o técnico de edificações é como o motor de um carro. Sem ele nada sai do lugar, não importa quão bem planejada sua estrutura tenha sido, sem a força motriz que conduz o veículo, todo o resto se torna nulo.
Para se tornar um técnico de edificações com tantas responsabilidades e conhecimentos diversos é necessário conquistar uma formação no curso técnico em edificações. Com duração de aproximadamente dois anos, o aluno terá a oportunidade de aprender sobre temas como: higiene e segurança do trabalho, sistemas estruturais, gestão da qualidade, mecânica dos solos e fundações, impactos ambientais, resistência dos materiais, topografia, práticas da construção civil, desenho técnico e de construção civil, entre outros.
No entanto, o técnico em edificações também deve estar atento à necessidade de realizar cursos complementares, principalmente aqueles que se referem às normas e legislações de uma construção civil. Manter-se atualizado é fundamental para o correto direcionamento e orientação da obra, evitando penalizações em projetos que não estejam em conformidade com as exigências técnicas.
Leia também: Entenda qual a importância da mão de obra qualificada na construção
Com tudo isso que apresentamos até aqui, podemos concluir que o técnico de edificações é uma peça fundamental para o bom andamento de qualquer obra.
Sua atuação é tão importante para o projeto quanto para a equipe, pois irá direcionar e se certificar que tudo funcione como deve, sendo o responsável por trás da execução das tarefas diárias e permitindo que o projeto idealizado seja concluído com sucesso, alcançando a satisfação de todos.
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.