Olá! Clique abaixo e converse conosco pelo WhatsApp

Tendências para a Construção Civil em 2020

03/02/2020

Tendências para a Construção Civil em 2020

Tendências para a Construção Civil em 2020

Em uma era onde diversos setores vêm se modernizando constantemente, é necessário ter atenção a área da construção civil. Com o avanço da tecnologia, algumas ferramentas contribuem para o crescimento do setor e, por isso, é ideal conhecer as principais tendências disponíveis no mercado.


Sustentabilidade: o mercado em geral tem demonstrado uma preocupação cada vez maior com a sustentabilidade das obras. Este fator tem como objetivo agregar na eficiência energética e na durabilidade das construções. Dentre as novas tecnologias incorporadas nas construções estão: filmes fotovoltaicos orgânicos; cisternas para a captação e armazenamento de água da chuva; telhados verdes; claraboias para a iluminação; jardins verticais para regular a temperatura interna; tijolos ecológicos.

Experiências do usuário: a preocupação com o consumidor desde o projeto até o pós-obra se tornou costume para empresas da construção civil. O conceito de realidade aumentada permite visualizar as estruturas em tamanho real antes de estarem prontas. O objetivo é a modernização dos empreendimentos, fazendo assim com que mais edificações permitam o controle integral da luz, temperatura, climatização e segurança através de dispositivos móveis.


Pré-fabricados: uma tendência para o ano serão os pré-fabricados de concreto, por conta do ritmo lento de crescimento da economia. Um dos grandes diferenciais deste produto é a redução de custos, além da rapidez, qualidade e durabilidade em relação aos métodos tradicionais de construção. No Brasil, impressoras 3D permitem a construção de peças pré-moldadas de forma rápida e sem desperdício de materiais.


Urbanização inteligente: através do uso da tecnologia e o uso da integração de dados, o espaço urbano também deverá passar por modificações no ano de 2020. O objetivo é conectar todas as edificações da cidade para melhorar a qualidade de vida das pessoas. As obras deverão se adaptar em termos de impacto social, se submetendo a métodos construtivos adaptáveis.


Automatização: o uso de mão de obra humana para desenvolver o trabalho braçal pode significar uma baixa produtividade ou até mesmo oferecer riscos à saúde do colaborador. Com isso, novos métodos estão sendo criados para realizar determinadas etapas da construção, por meio de máquinas capazes de desenvolver o trabalho físico. Utilizando a Inteligência Artificial é possível ter uma baixa margem de erros e falhas humanas nas construções e a redução dos riscos de acidentes com funcionários.

Construtoras que desejam se manter competitivas no mercado devem conhecer os avanços e transformações previstos para os próximos meses. O uso de equipamentos, materiais e técnicas modernas podem criar edificações eficientes, reduzindo custos e melhorando a produtividade das construções.

Voltar

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.

ENTENDI, FECHAR