Olá! Clique abaixo e converse conosco pelo WhatsApp

A NBR 15575 e a importância do Perfil de Desempenho da Edificação

19/12/2019

A NBR 15575 e a importância do Perfil de Desempenho da Edificação

A NBR 15575 e a importância do Perfil de Desempenho da Edificação

A NBR 15575 aborda o desempenho de edificações residenciais, apresentando características indispensáveis de uma obra para o consumidor. Tem como objetivo melhorar a qualidade e a segurança dos sistemas habitacionais.
Estabelece exigências no quesito conforto e qualidade em cada um dos sistemas que compõe uma edificação: estrutura, vedações, pisos, instalações e coberturas.
Conheça mais sobre a NBR 15575 e a importância do Perfil de Desempenho da Edificação.

ABNT NBR 15575: Edificações Habitacionais
Publicada pelo diário oficial em 2013, a NBR 15575 passou a ser obrigatória para construções projetadas a partir de 19 de junho do mesmo ano.
Atende aos requisitos de segurança, sustentabilidade e habitabilidade, com foco no desempenho da edificação para os usuários.
- Segurança: o usuário exige segurança estrutural, contra incêndios e no uso de operação da construção.
- Sustentabilidade: abrange a durabilidade, a manutenibilidade e os impactos ambientais de uma obra.
- Habitabilidade: responsável por manter a satisfação do cliente durante a utilização de um imóvel, contém sete requisitos – estanqueidade da água; desempenho térmico; desempenho acústico; desempenho lumínico; saúde, higiene e qualidade do ar; funcionalidade e acessibilidade; conforto tátil e antropodinâmico. 

O Perfil de Desempenho da Edificação
O Perfil de Desempenho da Edificação (PDE) é uma das exigências da ABNT NBR 15575, sendo uma ferramenta fundamental que auxilia as construtoras a definirem os níveis de qualidade dos serviços desempenhados em uma obra e seus prazos de entregas, oferecendo transparência e qualidade.
Uma das exigências do Sistema de Avaliação da Conformidade de Serviços e Obras (SiAC) para construtoras que buscam obter a cerificação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).
O PDE é um documento de entrada de projeto que registra todos os requisitos dos usuários (sustentabilidade, segurança e habitualidade) e os respectivos níveis de desempenho mínimo, intermediário ou superior a serem atendidos por uma edificação habitacional. O nível mínimo de desempenho é definido pelo construtor.

Elaboração do PDE 
O engajamento das lideranças é o ponto fundamental para que o padrão de qualidade pré-estabelecido possa ser cumprido.
O PDE deve conter em seus requisitos questões apresentadas pela NBR 15575.
- Utilize um checklist para fazer a avaliação das etapas iniciais do empreendimento;
- Crie um método de monitoramento e análise crítica dos projetos, com base nos matérias da CBIC;
- Crie o PDE e o Plano de Controle Tecnológico de materiais e serviços.

PBQP-H e a NBR 15575
Em 1998, o Governo Federal criou o PBQP-H, instrumento que atesta a conformidade de prestadoras de serviço e suas atividades. O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat busca se articular com empresas do setor privado, para garantir a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.
A versão atual do PBQP-H possui obrigações baseadas na Norma de Desempenho, onde as empresas só conseguem se certificar atendendo as demandas do PBQP-H junto a NBR 15575. Desta maneira, o programa passa a ser uma ferramenta de fiscalização e incentivo para a implementação e atendimento da Norma, pois grande parte dos processos licitatórios exige das construtoras a certificação do PBQP-H.

Voltar

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.

ENTENDI, FECHAR