A construção civil em 2019 deve passar por mudanças significativas.
Depois de 5 anos de recessão contínua, a expectativa para o setor é de crescimento.
Em 2018 o segmento já começou a sentir um tímido crescimento, mas é em 2019 que a grande retomada econômica deverá chegar para as empresas deste mercado.
Com as possibilidades de investimentos do mercado externo e as reformas que devem ser implementadas pelo novo Governo, o mercado da construção civil deverá ser um dos que mais irá se desenvolver, impactando em uma positiva participação no PIB e na queda da taxa de desemprego.
Neste post, vamos abordar sobre a retomada da economia esperada para 2019, as perspectivas para a construção civil em 2019, as tendências no que se refere à inovação do setor e como você pode aproveitar essa fase para investir e fazer sua empresa crescer.
Retomada da Economia em 2019
Com o novo cenário político e as reformas que se desenham para acontecer, os consumidores e o mercado estão mais confiantes.
Os investimentos em infraestrutura devem impactar em um crescimento no setor da construção civil, um dos principais responsáveis pelo PIB no País e pela geração de empregos. Com isso, este é um dos setores que mais deve crescer.
Ainda assim, a expectativa de melhora dos indicadores se dá muito mais com base na confiança no futuro do que nas decisões já tomadas. Especialmente se considerarmos que estamos saindo de período pós-carnaval - em que, sabemos, a economia tende a estagnar.
A partir de agora as empresas devem retomar seus investimentos e colocar em prática seu plano estratégico para 2019, buscando sair, de uma vez por todas, do período de recessão.
Perspectivas para Construção Civil em 2019
Com a grande recessão econômica dos últimos anos, o setor da construção civil sofreu.
Sendo um dos principais para o PIB nacional, além de ser o responsável pela geração inúmeros empregos, teve uma queda no desenvolvimento e também sentiu o impacto na confiança da população.
Além disso, as obras de infraestrutura também ficaram paradas, impactando na redução de investimentos do mercado.
Para 2019, as perspectivas já são melhores. Se 2018 começou a estabilizar a situação, em 2019 a expectativa é de crescimento.
Somente no último trimestre de 2018, houve um aumento no lançamento de imóveis de 119% se comparado ao primeiro trimestre do mesmo ano. A perspectiva é que para 2019 as vendas acompanhem o crescimento de novos lançamentos.
No entanto, vai ganhar quem melhor entender o consumidor, que também aprendeu e mudou muito seu comportamento nestes últimos anos.
Por isso, vale a pena ficar de olho nas tendências que essa nova geração de consumidores vai trazer para o mercado da construção civil.
Tendências na Construção Civil para 2019
A nova geração de consumidores já não faz mais questão de ter uma casa própria, na qual irá construir sua família e viver feliz longos anos.
Esse novo público busca casas funcionais, inovadoras, que se adaptem à sua rotina e valorizem a tudo que eles também dão valor, como o meio ambiente, por exemplo.
Projetos que oferecem uma experiência de colaboração e cooperação, como acontecem nos prédios com estúdios pequenos com compartilhamento de veículos, por exemplo, são grandes apostas do setor.
A preocupação com a sustentabilidade é pauta da vez, e está diretamente ligada ao amplo uso da tecnologia.
Modelagens 3D, tijolos reaproveitados, construções ecológicas e o mínimo possível de desperdício, são diferenciais que passam a ser importantes para atendimento deste consumidor.
O uso de inteligência artificial, internet das coisas e drones acompanham uma ideia de revolução da indústria 4.0, aplicada ao setor da construção civil. Ao mesmo tempo que essas alternativas modernas podem (e devem!) se mesclar com telhados verdes, aproveitamento de água e energia solar, entre outros conceitos sustentáveis.
Para atender essa demanda de forma que seja, também, viável economicamente, construtoras e empreiteiras precisam contar com equipamentos que aumentem sua produtividade, otimize processos e reduza custos!
Equipamentos para Construção Civil
A C3 Equipamentos comercializa diversos equipamentos para uso na construção civil, que viabilizam a obra, ganhando em produtividade e reduzindo custos operacionais.
Um exemplo é o Elevador Cremalheira, que aumenta até 3x a produtividade, por ter a comunicação entre o operador e os andares por sistema de voz, além de possuir um sistema patenteado de paradas nos pavimentos que evita desgaste, reduzindo os custos com manutenção.
Conclusão
O mercado da construção civil deverá recuperar o fôlego neste ano. Aproveite o momento para investir em equipamentos que aumentam a produtividade e a rentabilidade do seu negócio.
Com a C3 Equipamentos você conta com equipamentos para todas as etapas da obra, com qualidade e segurança!
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.