Olá! Clique abaixo e converse conosco pelo WhatsApp

Vistoria de Obras

22/10/2019

Vistoria de Obras

Vistoria de Obras

Realizar a vistoria de uma obra é fundamental e permite que problemas sejam solucionados antes que se tornem maiores.
Ela comprova a qualidade dos serviços prestados por construtoras ou empreiteiras, prevenindo problemas e imprevistos que envolvem o cumprimento dos prazos descritos no projeto da construção. 
Seu objetivo é atender à necessidade de documentar as características da edificação e serve como uma referência de proteção jurídica que será observada por construtoras, clientes e profissionais da área.
Conheça mais sobre esta prática.

O que é a vistoria de obras?
Na construção civil, a vistoria é o processo de verificação dos principais elementos de uma obra, capaz de averiguar o andamento dos trabalhos de uma edificação para visualizar problemas com antecedência.
Sua análise pode ser feita em obras e estruturas em construção, devendo gerar relatórios ou laudos analíticos com todas as informações necessárias sobre as condições do local.
Prática indispensável durante a execução de uma obra, deve ser realizada periodicamente desde o início de uma construção contribuindo com ações preventivas, corretivas e de segurança jurídica.

banner-c3

 

 

Quem deve realizar?
A realização da vistoria deve ser feita por um arquiteto ou engenheiro civil habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). A escolha do profissional pode ser feita de acordo com o tipo de análise e o ambiente vistoriado.
O profissional deve seguir métodos específicos para reunir os dados necessários que atestem as condições do ambiente envolvendo cálculos, testes de qualidade e registros fotográficos.
Eles são capacitados para detectar possíveis desnivelamentos de pisos, janelas e portas, entre outros.

Como é realizada?
Após definir o planejamento da obra, semanalmente ou mensalmente, um profissional deve comparecer no local para fazer uma análise minuciosa do andamento.
Serão realizadas medidas, análises de temperatura, possíveis fissuras, presença de ruídos que indiquem comprometimento da segurança da construção, entre outros procedimentos que verificam se o que foi proposto está sendo executado de forma correta.
A vistoria é um procedimento de registro, e o final de cada uma deve conter um relatório detalhado sobre o ambiente vistoriado com dados e imagens.

O que deve ser verificado?
Três grandes áreas compõe a vistoria na construção: a hidráulica, elétrica e estrutural.
Conheça alguns pontos específicos que devem ser analisados:
- Sistema Hidráulico: engloba todos os itens relacionados a vazão hídrica. Deve ser observado se há vazamentos em instalações, canalizações defeituosas e se o fluxo de água é adequado.
- Sistema Elétrico: se concentra na parte elétrica, observando se as instalações estão adequadas para o ambiente. Deve ser verificado se há cabos ou fios soltos ou desgastados. 
- Sistema Estrutural: verifica os itens que dão sustentação à edificação, observando se as medidas de janelas, portas e rodapés conferem com as apontadas na planta. É importante estar atento as condições e padrões de qualidade dos materiais.

A vistoria é uma das partes mais importantes durante uma construção e garante o cumprimento dos termos acordados no projeto.

Voltar

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.

ENTENDI, FECHAR